Retrospectiva dos tráfegos de 2017 em POA

Janeiro

No dia 3 tivemos a chegada de um 737 da petrolífera árabe Saudi Aramco, que veio para manutenção nos hangares da TAP M&E. A aeronave decolou em 16 de fevereiro.

Foto por Douglas Martins Nos



Durante o ano também tivemos a chegada e saída de vários E175 sendo devolvidos pela Aeroméxico Connect e pela Republic Airways. O primeiro foi o XA-ACF no dia 8.

Foto por João Machado


Foto por Thiago Trevisan



No dia 12 o Embraer 190 da LAM - Linhas Aéreas de Moçambique C9-EMA decolou de POA após manutenção nos hangares da TAP M&E.

Foto por Marcelo Magalhães



Fevereiro

No dia 1º pousou em POA um C-12D da USAF, a Força Aérea Americana. Decolou no dia seguinte.


No dia 7 o voo TAM3299/3502 GRU-POA-GRU foi cumprido pelo 767-300 PT-MOA.

Foto por Tito Borges



Março

No dia 5 o PR-GUK fez suas primeiras operações em POA com a nova pintura especial da CBF.

Foto por Douglas Martins Nos



No dia 7 passou por POA o PP-XJB, Embraer 170 operado pela própria fabricante na pintura EcoDemonstrator.

Foto por Gabriel Centeno



Dois dias depois pousou pela primeira vez em Porto Alegre o Embraer KC-390, em escala para testes em Punta Arenas, no Chile. O PT-ZNJ voltou no dia 23.

Foto por Gabriel Centeno



No dia 24 pousou em POA pela primeira vez o único A330 da Avianca Cargo Brasil, PR-ONV, alternando de EZE devido a dificuldades meteorológicas.

Foto por Fábio Luís Fonseca


E no dia 30 pousou em Porto Alegre o primeiro A330 de passageiros da Avianca Brasil. O PR-OCX veio a POA para realizar os trâmites de nacionalização. Os dois A330 seguintes, PR-OCG e PR-OCK, também foram nacionalizados na capital gaúcha. Com a volta dos voos da ONE para Confins, contudo, esse trâmite burocrático voltou a ser feito por lá.

Foto por Thiago Trevisan



Abril

No dia 15 pousou pela primeira vez em Porto Alegre um 767 nas cores da LATAM Brasil, mais especificamente o PT-MSY.

Foto por Douglas Martins Nos



Nos dias 26 e 28 passou por POA o CRJ-200 da Amaszonas Paraguay ZP-CRN trazendo e levando um time para um jogo da Copa Libertadores na capital gaúcha.

Foto por Douglas Martins Nos


No dia 29 passou por Porto Alegre o PT-MSZ, 767-300 da LATAM Brasil com a pintura especial Walt Disney World.

Foto por Douglas Martins Nos


Julho

No dia 4 a Azul finalmente inaugurou as operações entre Porto Alegre e Santo Ângelo.

Foto por João Machado



E no dia 24 a LATAM Brasil fez a última operação com o 767 no ano. Dessa vez, o PT-MSO fez o bate-volta para Guarulhos.

Foto por Douglas Martins Nos



No dia 27, um 777-300 da LATAM alternou Porto Alegre. Foi a segunda vez que o modelo pousou em POA. O PT-MUI ia de Santiago a Guarulhos quando teve que pousar por aqui devido a uma emergência médica.

Foto por Felipe Bitencourt



Agosto

No dia 22 a Modern Logistics, mais nova cargueira do país, fez sua primeira operação em Porto Alegre. O PP-YBA, única aeronave da companhia até então, também veio a POA em 26 de outubro e uma última no dia 7 de novembro.

Foto por Fábio Luís Fonseca



Setembro

O dia 25 de setembro ficou marcado na história do planespotting gaúcho. Nesse dia pousou pela primeira vez um Antonov 124 em Porto Alegre. O RA-82047 da Volga-Dnepr trouxe uma peça para uma fábrica de Guaíba.

Foto por João Machado



No dia 27 o único Boeing 727 da cargueira uruguaia Air Class passou por POA. O CX-CAR fez o voo MVD-POA-EZE-POA-SCL.

Foto por Gabriel Araújo



Outubro

Na noite do dia 7 pousou em POA pela segunda vez um Antonov 124. Dessa vez, o UR-82027 da Antonov Design Bureau/Antonov Airlines.

Foto por Gabriel Araújo



No dia 8 veio a POA um Antonov An-12. O UR-CGW da Ukraine Air Alliance veio do Recife e para lá voltou no mesmo dia.

Foto por Gabriel Centeno



No dia 16, um 777-200 da Qatar Airways alternou POA. Ele ia de GRU a Ezeiza e precisou pousar em Porto Alegre por motivos não esclarecidos.

Foto por Thiago Trevisan



E no dia 20 pousou pela primeira vez na capital gaúcha um 737-800 da argentina Andes Líneas Aéreas. O LV-GWL veio para uma rápida manutenção na TAP M&E, decolando no dia 22.

Foto por Rafael Luiz Canossa



Novembro

No dia 1º foram dois tráfegos incomuns: um CASA C-295 da Força Aérea Equatoriana e um 737-200 da mexicana Global Air. Ambos estiveram envolvidos no transporte de torcedores e jogadores da semifinal da Libertadores.

Fotos por Fábio Luís Fonseca




No dia 6 chegou a POA um 737-300 da maltesa Maleth-Aero trazendo a banda Green Day para um show em Porto Alegre. O 9H-MTF ostentava uma pintura especial para a turnê. Decolou para Buenos Aires no dia 8.

Foto por Rafael Luiz Canossa



No dia 12 tivemos um momento histórico em POA: um 777 e um 747 em solo ao mesmo tempo. Ambos vieram a Porto Alegre buscar os equipamentos da banda Coldplay após o show e levá-los para Buenos Aires. Foi a primeira operação da Qatar Cargo em POA e foi o primeiro 747 em nove anos a passar por Porto Alegre, 747 esse albino da companhia SkyLease Cargo.

Fotos por Rafael Luiz Canossa





Entre os dias 22 e 23 tivemos um grande movimento de passageiros em POA, devido à final da Libertadores. Tivemos a visita de três Fairchild Metro argentinos, dois MD-83 da Andes e também a primeira operação da Avianca Argentina no país. Esses fretamentos encheram os pátios de POA.

Fotos por Douglas Martins Nos



Foto por João Machado


Dezembro

No dia 10 tivemos a primeira operação de um Boeing 787 na capital gaúcha. O avião mais moderno da Boeing veio nas cores da Ethiopian para levar torcedores ao Mundial de Clubes. O ET-AOR veio de Guarulhos e foi para Lomé, Togo, em escala técnica.
No dia 18 outro 787 veio deixar os torcedores em Porto Alegre. Dessa vez, o ET-AOQ.

Fotos por Douglas Martins Nos



No dia 17 tivemos uma aeronave da American Airlines em solo gaúcho mais de um ano e meio depois do fim do voo regular para Miami. O motivo da vinda foi as péssimas condições meteorológicas em Buenos Aires, que obrigaram o 777-200 N798AN a pousar em Porto Alegre. A aeronave pernoitou em POA e depois seguiu para EZE.

Foto por Felipe Ferret


Comentários

Postar um comentário